Suzuki Boulevard M1500 – 2011

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     A Boulevard M1500 é uma moto de estilo com alto desempenho.

     Apesar dos cromados e do motor de dois cilindros em “V”, a Suzuki Boulevard M 1500 não tem nada do classicismo de sua irmã C 1500, que antes era vendida no Brasil. Nem mesmo o motor. Nessa nova power cruiser japonesa, os dois cilindros têm ângulo de 54° entre si, refrigeração líquida, quatro válvulas por cilindro, mais de 80 cavalos de potência máxima e 12 kgf.m de torque máximo já a 2.700 rpm. Um verdadeiro soco no estômago em arrancadas e baixas rotações.

     A nova custom Suzuki é da família M, que ainda tem a M800, e caracteriza-se por seguir uma linha mais, digamos, esportiva. Já a antiga Boulevard C 1500 era da família de custom clássicas, aparentemente abandonada pela marca no País.

 

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Desenho radical

     Sua vocação mais radical aparece já no visual. Uma pequena carenagem cobre o farol, fugindo do tradicional. Traz embutidos um velocímetro analógico e hodômetros digitais. As luzes de advertência ficam em um painel cromado sob o tanque de combustível.

     As rodas são de liga leve em vez de raiadas. O guidão é mais elevado e reto que em outras custom. Nos paralamas, nada de exagero cobrindo as rodas. Pelo contrário. Têm até uma aparência esportiva. A lanterna traseira com LEDs é outra marca registrada da Power Cruiser.

     Os cromados, que não podiam faltar, ficam restritos aos cabeçotes, à tampa do filtro de ar, à caixa de transmissão e à dupla ponteira de escapamento. Até mesmo as pedaleiras são mais radicais. Nada de enormes plataformas para se pilotar relaxadamente.

 

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Pilotagem diferenciada

     Logo ao montar na moto nota-se a diferença. Como o guidão é mais reto e as pedaleiras mais recuadas, o motociclista não assume uma posição “esticada” como em outras custom. Fica sentado pronto para acelerar a Boulevard M 1500.

     Basta girar o acelerador para notar que o massivo torque máximo de 12,8 kgf.m logo nos 2.700 rpm é um verdadeiro soco no estômago. Se exagerar na vontade, o piloto é empurrado para trás e logo precisará trocar de marcha. Praticamente uma drag-bike, aquelas motos de arrancada.

 

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     O câmbio de cinco marchas tem as duas primeiras bastante curtas e a quarta e quinta desmultiplicada – para proporcionar conforto na estrada. A transmissão final feita por eixo-cardã é outra boa característica desta Boulevard esportiva.

     Outro ponto que merece destaque é a maneabilidade dessa enorme custom. Mesmo com quase 2,5 metros de comprimento (exatos 2.410 mm) e entre eixos de 1,69 metros, a M 1500 parece ágil para o seu porte. Claro que você não vai serpentear no trânsito com essa custom, mas também não vai se cansar para fazer mudança de direção e contornar curvas apesar do largo pneu traseiro de 200 mm.

 

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     Aliás, nas curvas, o limite é mesmo a pedaleira. A M 1500 passa a impressão que só não deita mais porque as pedaleiras não deixam. Com uma posição de pilotagem mais esportiva, fica-se à vontade para deitar bastante nas curvas. Graças ao excelente conjunto de suspensão. Na dianteira, um garfo telescópico invertido Kayaba e, na traseira, um monoamortecedor escondido, no melhor estilo rabo duro.

     Mas não que a Suzuki tenha sacrificado o conforto nessa custom. O banco é bastante largo e a espuma densa, e os motociclistas mais baixinhos ficarão à vontade para manobrar os 328 quilos em ordem de marcha, uma vez que o banco fica apenas a 71,6 cm do solo. Agora a garupa vai precisar de um encosto. Caso contrário pode ficar pelo caminho em uma aceleração mais vigorosa.

 

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Sem concorrentes

     Com essa proposta mais moderna e esportiva, a Suzuki Boulevard M 1500 não encontra concorrentes diretas no mercado nacional. Com a aposentadoria da Honda VTX 1800, outra power cruiser, e a indefinição quanto ao futuro da Harley-Davidson no Brasil, a M 1500 é praticamente a única representante do segmento no País.

     A Yamaha XVS 950 Midnight Star tem motor de menor capacidade; a Honda Shadow 750 tem outra proposta; e as Kawasaki Vulcan também têm motores de 900 cc. Com tudo isso e o preço de R$ 45.900, a Suzuki Boulevard M 1500 é uma boa opção para quem quer uma custom que fuja da receita clássica.

By Arthur Caldeira  -  http://www.moto.com.br

 

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Ficha Técnica:
Motor: Dois cilindros em “V”, a 54°, oito válvulas, OHC, com arrefecimento líquido
Capacidade cúbica: 1.462 cm³
Potência máxima: 81,1 cv a 4.800 rpm
Torque máximo: 12,8 kgf.m a 2.700 rpm
Alimentação: Injeção eletrônica
Capacidade do tanque: 18 litros
Câmbio: cinco marchas
Transmissão final: Eixo-cardã
Suspensão dianteira: Garfo Telescópico invertido
Suspensão traseira: Balança monoamortecida
Freio dianteiro: Dois Discos flutuantes de 290 mm com pinça Tokico de dois pistões
Freio traseiro: Disco flutuante de 275 mm de diâmetro com pinça de dois pistões
Quadro: Berço duplo
Dimensões (C x L x A): 2.410 mm x 870 mm x 1.100 mm
Altura do assento: 716 mm
Altura mínima do solo: 145 mm
Entre-eixos: 1.690 mm
Peso seco: 308 kg (a seco)/328 kg (em ordem de marcha)
Cores: Preta e vermelha

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confraria das motos

12 Comentários

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12 Respostas para “Suzuki Boulevard M1500 – 2011

  1. Valdir Kaplan

    Gostaria de peguntar se tem uma moto Boulevard com ABS. Abraços. Aguardo retorno.

  2. Marcos

    Tenho uma Hornet 600 F ABS 2010/2011, estou trocando por uma M1500, será que estou fazendo uma boa escolha, já que saio de uma naked para uma Power Cruise, a dirigibilidade é muito diferente?
    O estilo é realmente outro?
    Meus amigos andam de custom, porém minha perfomace é mais esportiva, será que vou me encaixar nas motocadas com eles?
    Gostaria deste feedback!
    Agradeço!
    Marcos

    • ARQMOTO

      Blz Marcos … com certeza vc vai sentir uma grande diferença, pois, tudo é muito diferente, na hornet vc tem agilidade e uma moto boa de estrada e cidade, já na M1500, a cidade não é seu forte, mas em viagens vc vai curtir bom conforto e segurança e com certeza vc logo se adapta, afinal, é um motociclista, só pega leve no começo. vai na boa conheçendo a moto e principalmente seus limites, se os amigos são realmente amigos, eles diminuirão o ritmo para vc acompanhá-los ….

      • marcos

        Agradeço o comentário; e feliz informo que já estou com a monster na garagem, que “moto linda”, vamos nesse que ritimo que sugeriu e os Amigos são Irmãos Fraternos, tenho certeza que em breve estarei adaptado!
        Obrigado

  3. Walter Bastos

    Gostaria de saber se o tanque da nova boulevard 1500 poderia ser instalado na boulevard 1500 ano 2008.
    Agradeço a atenção de quem tiver a informação!

    Walter Bastos

  4. julio cesar chicallé

    boa tarde, gostaria de saber se é possivel colocar o farol da boulevard c-1500 na m-1500, porque acho horrivel aquele balde na frente de uma moto táo linda que é a m-1500,agradeço quem puder me dar a resposta. tks………

  5. Jack Daniels

    Caros motociclistas, não sei se estou fazendo loucura, mas, tenho 50 anos e resolvi aprender a andar de motocicleta. A primeira moto que estou comprando é uma M 1500. Estou fazendo loucura?

    • ARQMOTO

      POis é Jack, diz a razão que sempre devemos começar por baixo, ou seja, por menores cilindradas para ir se acostumando com a ciclistica da moto, potencia, frenagem, etc … mas nada impede de vc já ir por cima mesmo … mas tenha muito cuidado, são motos potentes e as custons requerem mais atenção, principalmente nas curvas além de serem motos pesadas para manobrar … mas se vc está afim, vai fundo … e muita cautela e atenção redobrada … falow

      • Jonas Silva

        Olá Jack! Vou te passar a minha experiência. Aos 53 anos, em setembro de 2011, comprei a minha primeira moto: uma belíssima BOULEVARD M 1500! Apesar de já ser habilitado e pilotar um SCOOTER LEAD HONDA 110cc desde fevereiro de 2010, foi um salto e tanto. Fiz um curso de pilotagem, tive 10 aulas sobre pilotagem defensiva, curvas, frenagem, trânsito urbano, estradas…etc. Hoje estou pilotando com segurança, viajando aos fds sempre com muita prudência e disciplina. Vá em frente. Boa sorte!

  6. Jack Daniels

    Caros colegas, comprei a Boulevard m 1500 ano 2011, com 3280 km rodados. Passados quase 4 meses, ontem a minha moto emplacou 11.200 km. Que moto maravilhosa.

  7. Israel

    Não pretendo ser “Motoboy” (para uso constante da moto na cidade), mas devo usar a M1500 para andar na cidade, além de querer viajar com ela. Será que dá para conciliar cidade e estrada no uso de uma M-1500 Boullevard?

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